TEste
Android
Construindo layouts complexos em
Android
Ramon Ribeiro Rabello ramon.rabello@gmail.com É graduado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Trabalha com a tecnologia Java há 4 anos e já desenvolveu projetos utilizando as linguagens Delphi, C e C++.
Possui experiência nas três especificações Java: JSE, JEE e JME.Trabalhou com desenvolvimento de aplicações móveis comerciais (M-Commerce / M-Payment) e publicou artigos científicos sobre aspectos referentes à plataforma JME. Atualmente é mestrando da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE) na área de Engenharia de Software.
De que se trata o artigo:
Construção de layouts complexos em Android, principais layouts disponíveis na plataforma, como aninhá-los para permitir que estruturas gráficas mais complexas sejam utilizadas e como estendê-los para dar mais expressividade gráfica às aplicações móveis.
Para que serve:
Possibilitar a utilização de layouts complexos em aplicações móveis em Android, permitindo assim a melhoria da usabilidade e enriquecimento do módulo de interface gráfica dos projetos criados para a plataforma.
Em que situação o tema é útil:
Quando determinado requisito funcional gráfico não puder ser satisfeito com a utilização apenas de estruturas simples de layouts.
A Interface Gráfica com o Usuário (GUI) é um dos aspectos essenciais em um Sistema de Informação, permitindo que o usuário final desfrute de forma fácil e muitas vezes intuitiva das funcionalidades fornecidas pelo software (graças aos seus widgets).
Acompanhando sua evolução por meio das Eras da Computação (desde que os comandos eram realizados em uma tela de texto), percebemos que as Linguagens de Programação de alto nível têm enfatizado o seu uso e sua melhoria por meio de suas versões, sendo
2
possível hoje em dia construirmos GUIs tão complexas quanto os requisitos exigidos pelo mundo real.
E quando o contexto é mobilidade, o desenvolvimento da mesma não pode ser