Artigo Isquemia
Modulação Farmacológica da Função Mitocondrial no Contexto da Isquemia e Reperfusão [30]
PEDRO MONTEIRO, PAULO J. OLIVEIRA, LINO GONÇALVES, LUÍS A. PROVIDÊNCIA
Unidade de Investigação Básica em Cardiologia – Serviço de Cardiologia, Hospitais da Universidade de Coimbra, Coimbra
Clínica de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Coimbra
Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra, Coimbra
Rev Port Cardiol 2003; 22 (3) : 407-429
RESUMO
Nos últimos anos, o progresso da investigação científica tem permitido melhorar o conhecimento das bases celulares e moleculares da isquemia miocárdica. Neste contexto, as mitocôndrias têm revelado o seu papel crucial na fisiopatologia da isquemia, dado serem fundamentais na produção de energia, manutenção da homeostase iónica e modulação dos mecanismos de cardioprotecção e de morte celular.
Este conhecimento tem levado ao desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para a doença coronária, com o objectivo de modificar positivamente a sequência de eventos bioquímicos que conduz à patologia isquémica, nas suas diversas manifestações. Paralelamente, têm também vindo a conhecer-se melhor os mecanismos de acção, ao nível celular e subcelular, de fármacos hoje já clássicos no tratamento da cardiopatia isquémica.
O presente artigo apresenta uma súmula do que actualmente se sabe sobre a possibilidade de modular farmacologicamente o compromisso da função mitocondrial característico da isquemia e reperfusão miocárdicas, analisando até que ponto essa modulação pode contribuir para induzir cardioprotecção nos portadores de cardiopatia isquémica.
Palavras-Chave
Isquemia-reperfusão; Mitocôndrias; Cardioprotecção
ABSTRACT
Pharmacological Modulation of Mitochondrial Function During
Ischemia and Reperfusion
In recent years, basic research has enabled a better understanding of the molecular and cellular basis of myocardial ischemia. In this context, cardiac mitochondria have been
shown