Trabalho De Saude Do Adulto I Finalizado
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pólo Ponta Porã
Enfermagem/5º semestre
CRISTIANE MICHELE RA: 425356 TATIANE FERREIRA RA: 426888 VERA ILANE RA: 414219 ANA ESTER RA: 434705 LIVRADA DA PENHA RA: 441887
PATOLOGIA
Principais doenças, por meio de alterações celulares, circulatórias, distúrbios de crescimento e neoplasias, processos que envolvem as lesões celulares reversíveis e irreversíveis, processo inflamatório agudo e crônico, e o mecanismo fisiológico de cicatrização e reparo.
PONTA PORÃ MS
02/04/2015
Introdução
Lesões Celulares
As causas de lesões celulares variam da grande violência física externa de um acidente de automóvel à causas endógenas, tais como, mutações genéticas sutis causando ausência de uma enzima vital que altera a função metabólica normal. A maioria dos estímulos nocivos pode ser agrupada nas seguintes categorias
Ausência de Oxigênio (Hipóxia): A hipóxia ou deficiência de oxigênio, interfere na respiração aeróbica oxidativa e é uma causa comum e extremamente importante de lesão e morte celular. Ela deve ser diferenciada da isquemia, que é a perda do suprimento sanguíneo devido à obstrução do fluxo arterial ou redução da drenagem venosa de um tecido. Enquanto a isquemia é a causa mais comum de hipóxia, a deficiência de oxigênio pode resultar também da oxigenação inadequada do sangue, como a pneumonia ou redução da capacidade do sangue em carrear oxigênio, como na anemia ou no envenenamento por monóxido de carbono(CO).
Causas das lesões celulares
Agentes Físicos: capazes de causar lesão celular incluem o trauma mecânico, os extremos de temperatura, a radiação, o choque elétrico e as alterações bruscas na pressão atmosférica e temperaturas extremas.
Químicos e Drogas: quantidade de produtos químicos que produzem lesão celular é capaz de