artigo hugo assmann
Hugo Assmann: da Teologia da Libertação à Educação para a Sensibilidade.
Bruno Pucci1, Cleiton de Oliveira2 e Christine Betty3
1. Um pouco de sua vida4
Hugo Assmann nasceu em Venâncio Aires, RS, aos 22 de julho de 1933, fez seus estudos de Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo (1951-1954) e de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, dos Jesuítas (1954-1958). Ordenou-se padre em 1958, em Roma. No ano letivo 1959/1960, realizou estudos de pós-graduação em Sociologia na Universität Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt am Main.
Realizou, a seguir, seus estudos e pesquisas de doutorado em Teologia, obtendo o título de Doutor em 1961, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com a tese “A dimensão social do pecado”. Seu orientador foi o jesuíta Joseph Fuchs, um dos teólogos influentes na renovação da Teologia Moral no contexto do Concílio Vaticano II (19621965). De volta ao Brasil, estabeleceu-se em Porto Alegre, onde foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Mont Serrat e professor de teologia no Seminário de Viamão.
Assmann foi um dos precursores da Teologia da Libertação. Num primeiro momento, sua reflexão se realizou na linha de uma Teologia do Desenvolvimento. Sobre essa temática, a partir de 1961 publicou artigos marcantes na “Revista Seminário”, que depois passou a se chamar “Ponto Homem”. Em 1968, publicou na Revista Vozes, nº
62, o artigo “Tarefa e limitações de uma teologia do desenvolvimento”. Num segundo momento sua reflexão avançou para uma Teologia da Revolução: seu livro “OpressãoLiberação. Desafio aos cristãos”, publicado no Uruguai, em 1971, aponta essa direção.
Na Revista Ponto Homen [4 (1968):6- 58], publicou o artigo “Caracterização de uma
Teologia da Revolução”. Don Estevão Bettencourt, no texto “Teologia da Libertação
III5”, afirmou que: “A mais extremada linha da Teologia da Libertação tem como
1
Prof. Titular do PPGE/UNIMEP. Pesquisador do CNPq e da FAPESP. Coordenador do Grupo de Pesquisa
“Teoria Crítica e