Resenha - a metamorfose do aprender na sociedade da informação
O Autor foi um teólogo católico brasileiro Dr. em teologia; pós-doutor em sociologia; professor titular da Faculdade de Educação da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba, SP) e na pós-graduação em educação (mestrado e doutorado).
O objetivo do artigo supra, conforme tentara explicitar o autor ainda no título, é o estudo específico de alguns aspectos que transformaram as formas do aprender na sociedade da informação.
Ao fazer uma analise da metamorfose do aprender nesta sociedade, o autor chega à compreensão de que novas estratégias de ensino-aprendizagem foram e estão sendo engendradas com o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no campo da educação. Com a internet, alunos e professores introduzem formas diferentes de lidar com a informação e com o conhecimento. A tecnologia tornara-se pois, elemento integrante das formas de ver e organizar o mundo. Estas, facilitam experiências de aprendizagem complexas e cooperativas.
Sob este prisma, depreende-se que, ensinar ou aprender, na era da informação, exige mudanças nos paradigmas de ensino. Deveras o uso da tecnologia deve se dar no auxilio à aprendizagem, levando à transformação da informação em conhecimento e, mais ainda, em sabedoria, haja vista o fato de que a interligação permite aperfeiçoar o pensamento reflexivo.
Neste sentido, Assmann faz um conceito do hipertexto não como uma simples técnica, mas sim como uma espécie de metáfora epistemológica para a interatividade, na qual as redes e a conectividade são reconhecidas como canais que podem abrir as mentes para a sensibilidade solidária. O autor enfatiza que o que há de novo e inédito nas tecnologias da informação e da comunicação é a parceria cognitiva que estão começando a exercer na relação que o aprendente estabelece com elas.
Assmann assevera ainda que, no tocante à aprendizagem e ao