artigo grendene
GRENDENE
Por meio de plataforma VMI, a fabricante conectou 700 lojas e conquistou assertividade de planejamento e reposição com análises por Ponto de Venda e regiões de atuação. Ainda, obteve resultados expressivos por meio da adequação do mix de produtos
São Paulo, março de 2013 – Com o objetivo de otimizar o processo de vendas junto aos seus representantes e consumidores finais, a Grendene, uma das maiores fabricantes de calçados do mundo, adotou a solução VMI (Vendor Managed Inventory) da NeoGrid, número um na sincronização da cadeia de suprimentos. Por meio dela, a companhia passou a acompanhar o sell-out de seus produtos a partir de uma amostragem de seus pontos de venda. Com seus 15 maiores clientes envolvidos atualmente no projeto, isso representa 700 lojas conectadas e provê ampla visibilidade do comportamento de vendas e da posição de estoques nas regiões em que atua.
Com uma logística de distribuição que atinge um elevado número de pontos de venda em diferentes regiões do país, a companhia buscava por uma solução que a auxiliasse a gerir seus estoques. E, ainda, que provesse inteligência produtiva com base nas vendas de cada um de seus produtos e no alinhamento às metas de seus parceiros comerciais. Assim, chegou à ferramenta VMI da NeoGrid, selecionada principalmente por sua flexibilidade.
O VMI é uma solução de planejamento e reposição direcionada a fornecedores para gestão de seus canais de vendas diretos ou indiretos. Com ela, o usuário tem acesso a informações reais de vendas e estoque de seus clientes, o que melhora o balanceamento e atendimento. Assim, o fornecedor obtém visibilidade de sua cadeia e informações para uma melhor programação e distribuição de seus produtos, com a estruturação de um plano de suprimentos.
A Grendene logo identificou os benefícios e resultados da adoção da solução, utilizada atualmente por cerca de 50 usuários internos e 100 externos. Com o fácil acesso às informações de seus clientes e a recomendação