Artigo Ginástica Artística
"A Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça e domínio do corpo."
Frase retirada do livro "O Prazer da Ginástica".
Para começar a treinar como um ginasta, será necessário um espaço plano e amplo com os aparelhos necessários. Nunca faça os exercícios sem a orientação de um técnico experiente ou você correrá o risco de sofrer sérias contusões.
Termos básicos da Ginástica em relação à forma do corpo:
Durante a execução de movimentos na Ginástica Olímpica, o corpo pode tomar as posições grupada, carpada, estendida ou selada, podendo estar em apoio ou suspensão num aparelho, no ar ou no solo.
* Grupada: Nela todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de um ponto central do corpo. As pernas devem estar flexionadas, a testa no joelho, a mão direita segurando a perna direita e a mão esquerda segurando a perna esquerda. Não se esqueça da "ponta de pé".
* Carpada: As pernas estendidas formam um ângulo com o tronco. Você pode ter também uma posição carpada de pernas afastadas.
* Estendida: O corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ângulo. O abdômen e os glúteos devem estar contraídos.
* Selada: O corpo forma um arco. As costas ficam "arqueadas" para trás.
Alongamento e Aquecimento
É de extrema importância aquecer os músculos antes e depois da prática de exercícios. Alongando e aquecendo seu corpo, você estará evitando contusões e ao mesmo tempo melhorando a sua flexibilidade.
Força e Flexibilidade
São o segredo da Ginástica Olímpica. Para executar qualquer exercício, o ginasta precisará desses dois requisitos básicos.
* Exercícios de flexibilidade:
Aqui está apenas uma pequena seleção de exercícios para melhoria da flexibilidade:
- Posição invertida com flexão da bacia sobre o tronco: deite-se com a barriga para cima. Mantenha todo o seu corpo esticado. Agora com um impulso, suas pernas deverão passar por cima de