artigo futebol
____________________________________________________________
JADE CALIXTO
JOHNNY ASSIS DA COSTA
MARINILDA CARDOSO
MANOEL FREITAS DAMASCENO JUNIOR.
RUDAN CARVALHO
PALAVRAS-CHAVE: desempenho individual, empate, resultados.
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho é uma análise aprofundada a respeito de uma partida de futebol entre dois grandes times da capital paraense, (PACHEQUINHO x FEITOSINHA). Fomos instigados a resolver esse problema devido as ultimas partidas que terminaram em empate, para saber quem realmente é o melhor.
Nosso estudo foi elaborado também em decorrência à grande rivalidade existente entre as duas equipes e seus torcedores, para no final publicarmos no IBOPE quem leva vantagem sobre o outro e quem é o melhor.
Logo, paralelo aos resultados os treinadores de ambas as equipes poderão observar os resultados e aplicar em melhorias em suas equipes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os dados coletados em nossa pesquisa foram colhidos durante uma partida realizada entre as duas equipes no campeonato paraense de futebol no estádio EDGAR AUGUSTO PROENÇA (conhecido por Estádio Olímpico do Pará depois da reforma, ou mais popularmente Mangueirão)
Foram observados e armazenados elementos essenciais que determinam o domínio e superioridade de um time durante duas partidas de futebol de 180 minutos, tais como: posse de bola, finalizações e passes errados.
Baseamo-nos em observações feitas em diversos canais abertos e fechados de televisão que durante as partidas, frisam sobre esses elementos importante durante o jogo. As variáveis utilizadas são as mesmas dos elementos essenciais que determinam a superioridade do time.
Utilizamos o programa BIOESTAT 5.0 5.3 , para mensurar os dados e coloca-los de forma a entender mais facilmente em gráficos legíveis e pouco complexos para melhor trabalharmos as informações.
ANÁLISE ESTATÍSTICA
Usamos estatística descritiva, com números e porcentagem