Artigo testes físicos no futebol brasileiro
PROPOSTA DE BATERIA DE TESTES PARA MONITORAMENTO DAS
CAPACIDADES MOTORAS EM FUTEBOLISTAS
PROPOSAL OF A BATTERY TESTING FOR MONITORING OF PHYSICAL CAPACITIES IN
SOCCER PLAYERS
Tiago Volpi Braz∗
*
Leandro Mateus Pagoto Spigolon
**
João Paulo Borin
RESUMO
Durante a temporada competitiva de equipes de futebol, o planejamento do treinamento das diferentes capacidades motoras dependerá diretamente da aplicação diagnóstica dos testes motores e permitirá orientar e auxiliar na preparação dos atletas.
Neste sentido, problemas verificados no dia-a-dia do treinamento de uma equipe de futebol que conta, durante a temporada competitiva, com elevado número de atletas, aliados à escassez do tempo necessário para realização de alguns testes, podem dificultar a utilização de determinados protocolos de avaliação. Assim, o presente trabalho objetiva, inicialmente, apresentar as capacidades motoras predominantes e determinantes em futebolistas e, a seguir, propor uma bateria de testes específicos para monitoramento do processo de treinamento.
Palavras-chave: Educação Física e treinamento. Futebol. Testes.
INTRODUÇÃO
O futebol é uma modalidade esportiva com características intermitentes, estruturado por movimentos cíclicos e acíclicos, com predominância do metabolismo aeróbio e, em suas ações decisivas, pelo anaeróbio (STOLEN et al., 2005). O contexto da modalidade deve ser considerado em relação aos diversos componentes do jogo, como os aspectos físico, técnico, tático e psicológico. Particularmente quanto ao físico, um futebolista percorre, em média, 11.393 metros em diferentes intensidades
(DI
SALVO et al.,
2007),
realiza aproximadamente 727 giros durante o jogo
(BLOOMFIELD et al., 2007) e desempenha
1.000 a 1.400 ações de curta distância com mudanças a cada quatro a seis segundos
(REILLY et al., 2000), com frequência cardíaca média de 175 bpm variando entre 80 a 90% da máxima (BRAZ; SPIGOLON; BORIN, 2008).
Esta variabilidade de movimentos