Elementos de um rio Elementos de um rio Elementos de um Rio
Nascente: uma nascente, olho d´água ou insurgência minas de água e o hidrografia local onde se inicia o cursor de água (rio, ribeira, córrego ) seja grande ou pequeno ou ponto de descarga dos aquíferos.
Montante: Em hidráulica e todo referencial ou seção de rio que se seteia antes do ponto referencial qualquer um cursor de água sendo assim a foz ,um rio é o ponto mais a montante.
Leito: O leito aquático ou simplesmente leito do rio é o espaço que pode ser águas sendo possível distinguir o leito maior ou leito de emendação e o leito menor é responsável pelo movimento da água nascente ate o foz.
Drenagem: É o ato de escalar as águas de desterramos encharcados, por meio de tubos, tunes, canais, valas e fossas sendo possível recorrer a motores como apoio do escoando. Jusante: Em hidráulica é todo ponto referencial ou seção de rio compreendido centro o observando e a foz de um cursor d´água, ou seja, no rio baixo em relação a oeste observada também significa a vazante do mar.
Vazão: Ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada de uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com o qual um de escoamento, ou seja, de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo.
Foz: Ou descembocadeira é o local onde um corpo de água fluente como rio deságua outro de água que pode ser outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou mesmo oceano. H á 3 tipos de foz, fluviais o estuário em forma de funil, como a foz do rio congo.
Margem: É um termo utilizado em geografia para designar o local, a água se encontra com a terem consuma-se empregar este termo em referência a beirada da água de uma lagoa, de um lago ,um rio , do mar com terra embora a margem possa encontra-se com pedras com obras etc.