Relatório de problema para analise e levantamento
Relatório
Neste artigo descreve a aplicação de conceitos publicados na área de
ESE para a avaliação experimental de uma nova técnica de inspeção baseada em checklist para revisão de artefatos produzidos ao longo do processo de teste de software, denominada TestCheck. Assim, para sua avaliação será adotada a metodologia científica baseada em diferentes tipos de estudos experimentais.
Este artigo está organizado em 5 seções, incluindo esta introdução. Na Seção 2 é apresentada a técnica baseada em checklist de apoio à inspeção de artefatos de teste de software (TestCheck), instrumento principal de avaliação nos estudos conduzidos e descritos neste artigo. Na seção 3 é apresentado o projeto e resultados do primeiro estudo experimental conduzido com o objetivo de avaliar a viabilidade de TestCheck quando comparada a uma técnica ad-hoc. Na seção 4 é apresentado o segundo estudo conduzido, com o objetivo de avaliar a evolução de TestCheck a partir do primeiro estudo e verificando se esta atinge os critérios necessários para o passo seguinte da metodologia aplicada (avaliação na indústria). Na seção 5 são apresentadas as conclusões, limitações e próximos passos a serem seguidos nesta pesquisa. Técnica de Detecção de Defeitos a ser adotada Entre as três categorias de técnicas de detecção de defeitos que podem ser aplicadas, a utilização de uma técnica ad-hoc não é possível de ser instanciada, pois esta não utiliza qualquer ferramental de apoio, dependendo exclusivamente da experiência e conhecimento prévio do inspetor, sem fornecer a ele qualquer suporte adicional.
Analisando a viabilidade de criar uma técnica de leitura, percebe-se que esta exige que o documento a ser inspecionado siga um formato padrão para guiar o processo de leitura, e tal característica ainda não pode ser atingida na área de Teste de Software