Artigo Final
SOARES, Sabrina Gonçalves Aguiar¹
SLOB, Edna Marcia Grahl Brandalize²
RESUMO
A auditoria em saúde tem sido uma ferramenta gerencial muito utilizada no intuito de avaliar a qualidade da assistência, processos de trabalho e custos gerados. Dessa maneira, conhecer o que tem sido produzido acerca da auditoria de enfermagem no cenário nacional é muito importante. A presente revisão foi fundamentada em uma busca bibliográfica desenvolvida nas bases de dados LILACS e Scielo, no período de dezembro de 2013 a janeiro de 2014. Analisaram-se 21 produções. Os resultados evidenciaram três categorias relevantes: “Auditoria e os registros de enfermagem: potencialidades para a qualidade da assistência”, “Auditoria de enfermagem e o seu papel na assistência à saúde” e “A atuação do enfermeiro como ferramenta na garantia da qualidade da assistência à saúde”. Conclui-se que as dimensões conceitual e de finalidade da auditoria são amplamente divulgadas, contudo, o seu foco privilegia os aspectos financeiros em detrimento da qualidade da assistência à saúde. A auditoria constitui-se na principal ferramenta na detecção das distorções dos registros nos prontuários médicos, bem como o enfermeiro é o profissional de destaque neste contexto.
Palavras-chave: Auditoria de enfermagem. Qualidade da assistência à saúde. Avaliação em saúde.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, hospitais e operadoras de planos de saúde têm transformado os seus processos de trabalho com a utilização da auditoria em saúde, isso se dá devido à auditoria se configurar como uma importante ferramenta para avaliação da qualidade do cuidado prestado, bem como para a garantia de uma posição competitiva no mercado de trabalho (DIAS et al., 2011).
Neste contexto, no intuito de avaliar os aspectos qualitativos da assistência dispensada ao usuário dos serviços de saúde, os processos internos e as contas hospitalares incorporou-se à rotina das