Artigo ESCOLA DIGITAL
1 INTRODUÇÃO
Os últimos anos têm sido marcados pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação e da comunicação na nossa sociedade, causando um forte impacto em todas as áreas da atividade humana. Entretanto, na Educação, recentes pesquisas comprovam que a escola não tem acompanhado essas transformações e por isso não se vislumbra uma condição favorável para a efetivação e utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, no sentido de saber usá-las e não apenas consumi-las na sala de aula.
Sabe-se, que as mesmas se convertem em tecnologias educativas na medida em que são utilizadas como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como mero recurso de demonstração. Portanto, pretende-se analisar a utilização das TIC´s em sala de aula para fins educativos já que os diversos meios não são a priori, tecnologias educativas, mas podem vir a ser qualificadas para tais funções.
A nossa pretensão não é responder todos os questionamentos, mas suscitar reflexões que nos conduzam a um entendimento mais profundo sobre a utilização das novas tecnologias para fins educativos e seus impactos na sala de aula. Considerando que a mesma está cada vez mais sem atrativos e os alunos cada vez mais desinteressados em aprender baseado na transmissão de "conhecimentos" para memorização e reprodução de ideias e palavras.
Dessa forma, é preciso reconhecer que a oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da escola, graças aos novos recursos tecnológicos que aí estão. Assim, diante de tais constatações cabem algumas perguntas: De que modo traduzir as novas exigências do ensino através das tecnologias da informação e da comunicação em prática docente para uma aprendizagem efetiva? Como as TIC´s podem aprimorar modos de estudar, pesquisar, elaborar, elevar as estratégias de ensino em construção e oportunidades de aprendizagem para o