Exercicio De Probabilidade E Estatística
Sociedade Moderna e Contemporânea Aline Felix Pereira
RGM: 1519187-7
Tatuapé
São Paulo
2015
Análise do Filme “Os deuses devem estar loucos”
Não tive a oportunidade de assistir ao filme, porém pesquisei sobre ele e observei que a história do filme é um encontro de culturas. De um lado tem uma tribo que sobrevive numa região sem divisão de classes surpreendida com um presente que achavam que foi enviada pelos deuses, uma garrafa de coca cola, até então nunca vista pelos habitantes daquela tribo. Do outro lado haviam os ocidentais, uma civilização evoluída.
Para o povo da aldeia que estavam habituados com costumes diferentes dos ocidentais, a garrafa foi uma grande novidade no primeiro momento, porém logo se tornou um empecilho, causando transtorno ao modo de vida dos nativos.
Xi, um habitante bosquímano, vivia na aldeia e era feliz com sua família que valorizavam a sabedoria dos mais velhos e tratavam com carinho as crianças da aldeia. Possuíam uma maneira própria para fazer valerem a autoridade. Logo pretenderam dividir a garrafa, ou melhor, o bem comum; tentaram, porém, não foi possível. A solução seria o uso comunitário, também não funcionou uma vez que aquele objeto começava a causar vários sentimentos: inveja, sentimento de posse, ciúmes e até a violência . A harmonia desde então entre os membros da comunidade foi quebrada e o jeito seria livrar-se daquele objeto definido por Xi como “coisa maligna” e assim, ele parte em busca do “fim da terra” para devolver o que não lhes pertenciam. O caminho que Xi percorreria não seria um dos mais fáceis ,ao sentir fome, matou um animal, afinal, a caça era um meio de saciar a fome do grupo em seu habitat – logo, foi preso pelas autoridades por ter invadido uma propriedade alheia. Para complicar a linguagem era um ruído – não se comunicavam. Seus sentimentos e crenças não admitiam tais coisas. O confinamento a que submetido lhe causou uma tristeza profunda . O mundo de Xi era