Artigo Educação do Campo
APRENDIZAGEM E INCLUSÃO
RESUMO
Este artigo objetiva uma breve discussão sobre a Política de Educação do Campo, voltada para os homens, mulheres e crianças do próprio meio. Analisa esta modalidade de ensino como um processo de inclusão social, a partir da política educacional para uma educação escolar rural que não seja no campo e sim do campo. A Educação Básica do Campo deve ser uma proposta que rompa com os modelos urbanos e apresente algumas formas de evitar o êxodo rural, procurando fazer com que os filhos do homem do campo continuem a tradição de seus pais.
Palavras-Chave: Educação do campo, camponeses, O saber como patrimônio.
ABSTRACT
This article aims at a brief discussion on the Education Policy Field, facing the men, women and children of the medium itself. Analyzes this type of education as a process of social inclusion, from educational policy to a rural school education than in the field, but the field. The Basic Education Field should be a proposal to break with the urban models and present some ways to prevent the rural exodus, trying to make the children of the rural continue the tradition of their fathers.
Keywords: Education field, peasants struggle. The know how heritage
1 Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
2
3
1 INTRODUÇÃO
Pensar pedagogicamente sobre a maneira de inserir a educação ao se tratar da educação do campo, é assumir uma identidade e o sentimento de agregação a um país com diversidade cultural enorme e com modo de vida tão diferente, portanto a educação do campo necessita também ser diferenciada.
Para este estudo foi utilizado o método de análise histórico sobre a Educação do Campo em seu surgimento para que se efetive o objetivo desejado em detrimento aos diferentes tipos de educação, pois,“[...] não há conhecimento absolutizado, mas somente relativo que se constitui parte de um