artigo educaçao especial na contruçao de praticas inclusivas junto aos docentes
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA CONSTRUÇAO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS
JUNTO AOS DOCENTES .
GIANE FERREIRA1.
Orientador(a): Profa. Rita Felizardo 2 .
Resumo: O fato da escola
passar a ser “escolar inclusiva”, requer uma
transformação e reflexão por parte dos professores e da escola, associada a uma prática diária. A legislação nos deixa claro, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças.
Dentro dessa perspectiva de escola inclusiva, busca-se fundamentação teórica como instrumento norteador para o desenvolvimento da pratica. Além do papel da escola com seu acolhimento, o aluno com necessidades educacionais especiais deva ter condições efetivas de aprendizagem e
desenvolvimento
de
suas
potencialidades. Contudo, o presente estudo traz a discussão da pratica inclusiva no Ensino Fundamental: sua fundamentação legal, a parceria da escola junto ao docente para acontecer a inclusão e adaptação do currículo para favorecer uma educação de qualidade. O estudo mostra a importância do papel do professor, sua postura e sua relação com o aluno favorece no sucesso da aprendizagem.
Propondo assim adaptações e adequações no currículo para a interação do aluno com necessidades especiais, de maneira que não deixe a educação especial como um sistema educacional paralelo ou segregado, mas adaptado á diversidade. Palavras-chave: Inclusão; Educação; Portadores de necessidades especiais; docente. Jaboticabal, 2013.
1
Pedagoga , pós-graduando em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO pela
Faculdade de Pinhais – FAPI . E-mail: fgisinha@hotmail.com.br
2
Profa. Rita Felizardo. E-mail: posinclusao@fapi-pinhais.com.br
3
INTRODUÇÃO
Este artigo foi elaborado a partir do trabalho de pesquisa
bibliográfica
tendo como objetivos, colaborar com nossos professores do ensino regular, dando uma oportunidade de refletir sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais