Artigo EDO
RESUMO Este trabalho apresenta as possibilidades do uso da disciplina de equações diferenciais ordinárias em Circuitos Resistor Capacitor (Circuito RC). As equações diferenciais são aplicadas em diversos campos da física. Mostraremos o caso de um circuito elétrico simples, mas que pode ser utilizado em diversos outros casos. O circuito elétrico RC tem várias aplicações na engenharia, exemplo na área de telecomunicações, se apresenta como um selecionador de faixa (freqüência). E estes fenômenos são modelados por EDOs de segunda ordem com coeficientes constantes.
PALAVRAS-CHAVE
Equações diferenciais, circuito, rc
ABSTRACT
ABSTRACT This paper presents the possibilities of using the discipline of ordinary differential equations on Circuits Resistor Capacitor (RC circuit). The differential equations are applied in various fields of physics. Show the case of a simple electric circuit, but may be used in many other cases. The RC circuit has several engineering applications, eg in telecommunications, is presented as a picker range (frequency). And these phenomena are modeled by second order EDOs with constant coefficients.
KEYWORDS
Ordinary differential equation, circuit rc
INTRODUÇÃO
As equações diferenciais são usadas muito frequentemente para descrever processos nos quais a mudança de uma medida ou dimensão é causada pelo próprio processo. Temos a definição de uma equação diferencial ordinária (ou EDO) é uma equação que envolve as derivadas de uma função desconhecida de uma variável.
Um exemplo simples de uma equação diferencial ordinária é onde é uma função desconhecida, e a sua derivada.
Uma equação diferencial ordinária (EDO) é uma equação que envolve .
A ordem de uma equação diferencial é a ordem da maior derivada na equação.
Uma solução de uma EDO é uma função y(x) cujas derivadas satisfazem a equação. Não está garantido que tal função exista, e caso exista,