hgchc
604 palavras
3 páginas
Fernando pessoa:Ortónimo- Identidade perdida, incapacidade de autodefinição, nostalgia da infância, suspenso no tempo, sonhar, viver , estranhesa, importencia do sonho, confusão entre sonho e realidade, rimas aliterações, metáforas, Oposição sentir/pensar, pensamento/vontade, esperança/desilusão, Estados negativos: egotismo, solidão, cepticismo, tédio, angústia, cansaço, náusea, desespero
Álvaro de campos: aspecto tradicional(cidade)
1-Decadentista: o poeta exprime o tédio, o cansaço e a necessidade de novas sensações. O decadentismo surge como uma atitude estética finissecular que exprime o tédio, o enfado, a náusea, o cansaço, o abatimento e a necessidade de novas sensações. Expressa-se como a falta de um sentido para a vida e a necessidade de fuga à monotonia, com preciosismo, símbolos e imagens apresenta-se marcado pelo Romantismo e pelo Simbolismo.
Citações que sintetizam a fase:
“E afinal o que quero é fé, é calma/ E não ter estas sensações confusas.”
“E eu vou buscar o ópio que consola.”
"É antes do ópio que a minha alma é doente"
2ª Fase – Futurista/Sensacionista: Sente-se nos poemas uma atracção quase erótica pelas máquinas, símbolo da vida moderna. Campos apresenta a beleza dos “maquinismos em fúria” e da força da máquina por oposição à beleza tradicionalmente concebida. A par da paixão pela máquina, há a náusea, a neurastenia provocada pela poluição física e moral da vida moderna. O futurismo nesta fase é visível no elogio da civilização industrial e da, na ruptura com o subjectivismo da lírica tradicional e na transgressão da moral estabelecida. Quanto ao Sensacionismo, este revela-se na vivência em excesso das sensações, no masoquismo e na expressão do poeta como cantor lúcido do mundo moderno.
Citações que sintetizam a fase:
"Quero ir na vida como um automóvel último modelo"
"Quero sentir tudo de todas as maneiras"
3ª Fase – Intimista/Pessimista: A fase intimista perante a incapacidade das realizações, traz de volta o abatimento que