ARTIGO EDIFICA ES ESCOLARES
ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR
Mauria Bontorin Beltrame1
Graziella Ribeiro Soares Moura2
RESUMO: A preocupação com o ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades humanas deve se estender aos prédios escolares, visto que estes locais abrigam inúmeras pessoas com a finalidade de adquirir conhecimento e cultura. Assim, é necessário que a arquitetura destes prédios esteja plenamente adequada para receber os estudantes e possibilitar o máximo de condições de aprendizagem. Este estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica e de campo, sendo investigadas duas escolas públicas, com o objetivo de verificar se estes espaços educativos oferecem condições satisfatórias de infra-estrutura para um bom aprendizado. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um formulário de observação para ambas as escolas. Também se buscou observar quanto às condições de acessibilidade, uma vez que o decreto lei n° 5296 de 2004 determina que, em cinco anos, todos os locais públicos estejam adaptados para todas as pessoas, sem distinção. Os resultados mostraram que uma das escolas está se aproximando da legislação, cumprindo com as condições físicas e de conforto ambiental estabelecidas, enquanto que a outra escola ainda se encontra aquém de atender corretamente todas as condições.
Palavras-chave: Educação Escolar. Aprendizagem x ambiente. Conforto Ambiental. Espaço físico.
INTRODUÇÃO
A busca por um lugar específico para se ministrar aulas é uma preocupação bem antiga. O espaço escolar configura-se como elemento fundamental para a formação do ser humano. A busca da harmonia entre o usuário e o ambiente é uma questão que deve ser cuidadosamente relacionada, pois deve haver uma interação entre espaço físico, atividades pedagógicas e comportamento humano.
Dessa forma, é necessário que os projetos de escolas pensem edificações que possam ser modificadas ao longo dos anos, além de considerar o conforto ambiental: as