Economico E Financeira
O que é situação econômica?
Esta expressão tem a ver com a situação contábil de uma entidade, ou seja, com os lucros ou prejuízos apurados dentro de seu regime de competência. A organização com ótima situação econômica possui grande quantidade de bens e direitos, a constituir seu patrimônio bruto. Essa situação significa que esses bens não foram obtidos por meio de financiamento ou aporte de terceiros: o que está em seu poder de fato diz respeito ao Patrimônio Líquido (ou riqueza) da empresa.
Neste sentido, o gestor precisa avaliar periodicamente os resultados contábeis de sua empresa, a fim de entender se o negócio está dando lucro ou prejuízo e avaliar a dimensão efetiva de seu patrimônio, seu ativo e seu passivo.
E o que é situação financeira?
Em contrapartida, a situação financeira está relacionada ao caixa da empresa. Ou melhor, diz respeito aos rendimentos e às despesas que a organização apresenta ao longo de um período determinado, o que constitui seu orçamento, podendo ser positivo ou negativo. Se a empresa tem recursos disponíveis para cobrir suas obrigações mais urgentes e as contas a pagar do período, tudo estará bem com sua situação financeira. Porém, se a empresa não traz recursos acessíveis ou suficientes para honrar seus compromissos de momento, sua situação financeira vai se mostrar em apuros.
Dentro do plano financeiro, o gestor deve ficar de olho no corte das despesas menos necessárias ou inesperadas e adaptar as datas de seus recebimentos aos prazos das saídas de recursos da empresa para não cair no saldo negativo
Por que é importante ter cuidado com as duas expressões?
O empreendedor precisa considerar as duas grandezas