Análise Econômico Financeira
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e AuditoriaTurma 18
Prof. Mário Allan Ferraz Mafra
Jundiaí 2013
Fundação Getúlio Vargas
SUMÁRIO
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
O balanço patrimonial tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da Klabin de 2010 à 2012. É composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
O conteúdo da demonstração do resultado do exercício (DRE) da mesma forma que o balanço, obedece a uma formatação clássica, que com algumas alterações de estilo, poderia ser assim determinada:
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
Essa demonstração apresenta as variações ocorridas no ativo disponível da empresa. O método usado é o indireto. Nesse método, os recursos provenientes das atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos são demonstrados a partir do lucro líquido, ajustado pelos itens considerados nas contas de resultado, mas que não afetaram o caixa da empresa.
INDICADORES ECONOMICO-FINANCEIROS
A técnica de análise de empresas mais comumente empregada consiste na apuração de índices econômico-financeiros extraídos das demonstrações contábeis. Dividem-se em quatro grupos de indicadores: Solvência, Rotatividade, Rentabilidade e Endividamento..
“VALUE DRIVERS”
São informações derivadas das demonstrações financeiras (contábeis) que mais contribuem para o acompanhamento da geração do valor das empresas.
ANÁLISE DISCRIMINANTE: FATOR DE INSOLVÊNCIA DE KANITZ
O modelo de KANITZ também é conhecido como “termômetro de insolvência”. Através de uma ponderação estatística atribuída aos indicadores de desempenho e de um processo simples de soma e subtração desses valores, obtém-se um resultado final chamado de “fator de insolvência”. A classificação da empresa como solvente ou insolvente dependerá do resultado que for obtido no fator e seu enquadramento no termômetro de