Artigo Economia Monet ria
Rio de Janeiro, 10 de maio de 2015.
Aluno: Rodrigo Rodrigues Guimarãis – 2012690473.
A estrutura do Sistema Financeiro Brasileiro, seus agentes e órgãos.
Resumo
O objetivo deste artigo é expor sobre o funcionamento e a estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Serão abordados os órgãos normativos, as entidades supervisoras, os órgãos de recursos e as principais instituições do sistema que são utilizadas pelo governo, pormenorizando a atuação de cada um deles de forma a contribuir com um conhecimento práticopara dar suporte ao estudo de Política Monetária aplicada ao mercado brasileiro.
Palavras – chave: Sistema Financeiro Nacional, Política Monetária
Introdução
Levando em consideração a rapidez inerente à política monetária no controle da demanda agregada, é de suma importância o seu estudo. Seja utilizando esta política para intervir na economia através do controle do acesso ao crédito, no valor de ativos ou influenciando na taxa de câmbio, governos de diversos países praticam constantemente a política monetária.
Apesar de existir semelhanças entre os diversos Sistemas Financeiros das diferentes nações, existem peculiaridades inerentes a cada Sistema Financeiro. Dessa forma, faz-se necessário conjugar o conhecimento teórico de Economia e Política Monetária com o conhecimento prático do funcionamento do Sistema Financeiro que se deseja estudar para ter uma real compreensão do funcionamento da política monetária em determinada nação.
Capítulo1- Sistemas Financeiros Uma forma abrangente de se definir sistema financeiro, segundo Eduardo Fortuna(2013), poderia ser a de “um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores”. Dessa forma, o mercado financeiro (onde se processam essas transações) permite que um agente econômico qualquer, que não