Tipos De Sisstemass

1521 palavras 7 páginas
Quando se fala em sistemas de informação, compreende-se que seja uma ferramenta da tecnologia a serviço do homem, principalmente no campo empresarial. A definição prática é cabível, mas ainda sim cabe uma exploração ainda mais profunda tanto de sua utilidade quanto de seu surgimento e relação com quem produz e utiliza.
Não é de hoje que o mercado é o mecanismo “natural” mais dinâmico que existe criado pelo homem, é nele que todas as transformações da sociedade no âmbito de utilidades e meios de comunicação, transporte e outros, surgem.
Através desse dinamismo, criou-se a necessidade de que existisse um sistema tão dinâmico quanto o próprio mercado, o que desencadeou no inicio dos anos 50, a criação do primeiro sistema informacional para utilização comercial. Atendendo as necessidades de empresas do ramo financeiro e comercial, o primeiro sistema tratava principalmente de retirar da função manual, tarefas como: Estoque, funções administrativas (pagamento, despesas), até mesmo questões de gerência básica, como controle de entrada e saída de funcionários e itens de almoxarifado por exemplo. Esse primeiro tipo de sistema, chamado de SIT (Sistema de Informação Transacional), revolucionou em seu meio por dar mais praticidade aos administradores das empresas para movimentarem os ambientes de trabalho de forma ágil e eficaz.
Ressalta-se a importância de que um sistema tem como premissa a: coleta, agrupamento e disponibilização de informações, ou seja, através desse processo, tinha-se uma gama maior de facilidades antes inexploradas, ou exploradas de maneira humana e manual (bastante ineficaz, principalmente se levarmos em consideração fatores como material e carência de competência). Mas ainda sim, o mercado exigia agora uma nova maneira de agrupar tais informações geradas pelo SIT, vista que o mesmo apenas coletava e disponibilizava, mas ainda de maneira bastante “grosseira”. Nasceu então o SIG, com foco Gerencial, para que agora, a gestão da empresa em questão

Relacionados