Artigo Do Cruzeiro Congresso
Tatiane Cacique Calixto taty_cacique@hotmail.com UFU
Durval Saturnino Cardoso de Paula
UFU
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Paulo Freire
I. Introdução
O presente trabalho tem como contexto o projeto em desenvolvimento, no período de março a dezembro de 2013, no Distrito de Cruzeiro dos Peixotos, Uberlândia (MG), intitulado “Enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente: arte e educação promovendo a autodefesa e o empoderamento de crianças e adolescentes dos distritos de Cruzeiro dos Peixotos e Martinésia - Uberlândia/MG”. O presente texto tem como foco o relato de experiência em educação e culturas populares representada nas ações deste projeto. Pretendemos além de apresentar a experiência, registrar o processo de reflexão sobre as ações desenvolvidas tendo por base os referenciais teóricos nos quais o projeto se apoia.
Como continuidade e ampliação do trabalho já desenvolvido em Cruzeiro dos Peixotos desde o ano 2010 com o apoio técnico e financeiro da Universidade Federal de Uberlândia, por meio de Programas e Projetos de fomento a atividades concernentes a extensão universitária e aperfeiçoamento discente1, apresentamos esse projeto como um momento singular de encontro e integração entre essa comunidade e a universidade. Ação que, pautada no sentido da alteridade transforma a vida dos seus envolvidos.
Buscamos na formação artística, desportiva e cultural a oportunidade da formação integral desses sujeitos, visando o alcance pleno dos seus direitos à educação, à saúde, ao lazer, ao esporte, à formação cultural e artística e ao bem estar social, tornando-os mais ativos em meio à comunidade em que vivem, contribuindo para a criação de ações preventivas no enfrentamento a violência que esses por ventura são ou possam vir a ser submetidos, bem como, conscientizá-los da sua importância enquanto sujeitos