Artigo De Quimica
Adriana Barretto Messias de Figueiredo (UNIFACS, drica_bmf_1995@hotmail.com), Fernanda Nascimento Oliveira (UNIFACS, nanda-oliveira91@hotmail.com), Maria Antônia Guimarães Pessoa (UNIFACS, tongpessoa@hotmail.com).
Orientador: Iran Tales Viana Santos
RESUMO
Esse trabalho vai relatar experimentos feitos no laboratório de química, onde foram feitas misturas entre água, etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina, visando ver a solubilidade entre eles. Resultando em misturas heterogêneas e homogêneas , a depender da polaridade das substâncias.
Palavras-chave: mistura, solubilidade, solvente, soluto, homogênea, heterogênea, polar, apolar.
INTRODUÇÃO
Solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Devido ao caráter polar ou apolar uma substância pode diferenciar-se muito quanto ao grau de solubilidade. O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e pressão do sistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação do petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro á gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). Concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP- Conselho Nacional do Petróleo- deve estar entre 18%e 24%, volume a volume.
EXPERIMENTAL
Figura 1 – Fluxograma parte I
Figura 2 – Fluxograma parte II
RESULTADOS E DISCUSSÃO
No experimento podemos observar que algumas misturas se dissociam e outras não. Isso acontece devido à diferença de polaridade entre eles, visto que alguns solutos são polares e não