Artigo de Política Educacional
JOSÉ VICTOR DA SILVA GONÇALVES
TRABALHO DE POLÍTICA EDUCACIONAL
VITÓRIA DA CONQUISTA
15/04/2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
JOSÉ VICTOR DA SILVA GONÇALVES
TRABALHO DE POLÍTICA EDUCACIONAL
Trabalho para a disciplina de Política Educacional ao curso de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Prof. Dr. Reginaldo de Souza Silva
VITÓRIA DA CONQUISTA
15/04/2014
O que é o livro didático? E que importância devemos dar a ele?
A globalização tem cada vez mais desenvolvido e acelerado o processo da construção do conhecimento através da relação aluno-professor, e assim, novos olhares se formam sobre a educação. A maneira como entendemos o cotidiano está ligado diretamente aos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa vida escolar. Nesse lugar, o livro didático nos acompanha durante todo esse processo de formação. E o que sabemos sobre ele? Como o livro didático ajuda na construção do conhecimento universal, não só na escola, mas no seu uso para sua interdisciplinaridade e relação com o ambiente externo da comunidade?
Com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além do primeiro grau, o ensino fundamental passa também a receber o livro didático previsto na Constituição de 1988. No artigo 4º das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) inciso VIII garante também a distribuição do livro didático-escolar, e o PNLEM Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, que foi implantado em 2004, e garantido pela resolução nº 38 do FNDE.
O Livro Didático é um dos meios que acompanham a formação inicial do brasileiro, e se dispõe em áreas de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas tecnologias. O livro didático antes de ter essa forma que conhecemos hoje, passou por diversas fases, de cartilha, a várias