Artigo de opinião sobre Rute
Todos sabem que a bíblia é o livro mais vendido no mundo todo, no Brasil, seu maior editor e comprador, são vendidos mais de 12 milhões de cópias a cada ano. A bíblia tem 66 livros, com 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Um dos livros do Antigo Testamento que vale destacar é a história de Rute, ressaltaremos a de forma sucinta, pois o livro contém somente 4 capítulos.
Rute foi uma mulher muito digna, logo após ter ficado viúva fez uma escolha incomum: Decidiu, ao invés de voltar para os seus pais e sua família, acompanhar sua sogra Noemi e cuidar dela, que também havia ficado viúva e sem seus dois filhos. Sem dúvida, Rute fez a escolha certa pois os pais dela tinham como cuidar um do outro, já sua sogra não, ela não tinha mais ninguém e já estava em idade avançada.
Há uma citação em que ela deixa claro que estava certa de sua escolha: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!" Rute 1:16-17. Pelas palavras usadas por Rute percebe-se o quão determinada ela estava de cuidar de sua sogra, que era como sua mãe; Diz uma parte no livro que Rute era melhor que sete filhos para Noemi. Como presente de Deus para Rute por tudo que ela fez e pela sua escolha, ela ganhou um esposo muito gentil e bondoso, chamado Boaz e um filho, que deram o nome de Obede.
A história de Rute nos remete pensar, nós mulheres, se faríamos a mesma coisa pelas nossas sogras, se deixaríamos nossa família toda, nossos pais, após termos ficado viúvas para cuidar de nossa sogra que também havia ficado viúva e já estava idosa. Rute não fez essa escolha em vão, ela sabia que Deus tinha um propósito para ela, o Boaz, um marido maravilhoso e o Obede, seu filho. Talvez se Rute não tivesse feito essa escolha,