Artigo de Historia da Musica III
Instituto de Ciências da Arte
Escola de Música da UFPA
Licenciatura Plena em Música
História da Música III
Prof.: Marcellino Milhomem.
Discente: Gabriel Barros.
Franz Liszt, um Virtuose pianista e um compositor.
Resumo: Filho de Adam Liszt e Anna Lager, Franz Liszt foi um garoto prodígio quando aos seis anos reproduzia com perfeição os temas que ouvia o pai tocar; aos oito fez sua primeira composição e aos nove conquistou o público que prestigiou sua primeira apresentação. Em pouco tempo o jovem conquistou a capital da música, Viena e pouco tempo depois conquistou a Europa. Na atualidade é tido por muito como maior pianista de todos os tempos. Ganhou seu lugar no panteão dos celebres compositores e pianistas, graças as revoluções feitas por ele no estudo do piano e no modo de tocar piano. Porém ganhou fama em sua época, pelo modo como tocava sua música, música para ser vista e não ouvida. Morreu prestes a completar 75 ano, em 31 de julho de 1886, apos ter sido um grande virtuose e um compositor que revolucionou o modo de tocar e estudar piano e fazendo com que um único instrumento se assemelhasse a uma orquestra.
Palavras-chave: Franz Liszt; Virtuose; Revolucionário; Piano.
Franz Liszt era filho de Adam Liszt, descendente de uma nobre família Húngara, porém, sem fortunas; pianista, violinista e flautista; trabalhava como administrador de uma propriedade do Príncipe Miklós Esterházy, onde trabalhará Joseph Haydn, no século XVIII. Sua mãe era Anna Lager, uma cantora profissional e de origem Austríaca que concebera o futuro virtuose na noite de 22 de outubro de 1811.
Seu pai notou que o filho poderia ser um grande pianista, quando percebeu que aos seis anos de idade o garoto já reproduzia com perfeição os temas que ouvia o pai tocar e então ele mesmo começou a dar aulas de piano ao menino. Seu aprendizado era muito rápido; aos oito anos começou a compor e aos nove se apresentou pela primeira vez em uma cidade vizinha, tocando um