Artigo de Ensaio Brinell
Nos séculos passados os objetos eram construído artesanalmente, no qual, a sua fabricação não tinha um controle para manter se parâmetros de qualidade nos produtos adquiridos.
No ano de 1640, descobridor chamado Barba, iniciou se uma idéia de que poderia estimar a dureza de uma pedra através do friccionamento da lima sobre a mesma. (Quality Control)
Ainda afirma a Quality Control que com está teoria no ano de 1900, o engenheiro de nome Brinell utilizou um ensaio mecânico, tendo invista um penetrador contendo uma esfera e uma força conhecida, com isso, Brinell desenvolveu se uma técnica de método simples e de muita confiança.
Segundo a Carolina, a dureza de um material é um termo relativamente complexo de se definir, originando se várias interpretações. Existem várias áreas profissionais que define á dureza de forma diferentes, mas na ciência dos materiais a dureza é a propriedade e a característica de um material sólido.
Então basicamente pode se afirma que à avaliação de um material é a capacidade de um material conseguir riscar e/ou penetrar em outro material.
O ensaio de dureza conforme á (figura 1) mostra com é feito o procedimento de um ensaio Brinell, com intuito de conhecer a resistência do material e indicar a qualidade de sua resistência, utilize se uma ferramenta cujo nome é penetrador, contendo uma forma arredondada (esférica) sendo que esta ferramenta é feito de um material muito mais duro do que o corpo-de-prova, afirma Carolina.
Figura 1 – Ensaio de Dureza
Fonte: Artigo Ensaios de Dureza Brinell e Vickers