Identificação de Materiais através de ensaios mecânicos
Palavras chave: Tração, Ensaio, Materiais.
Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever as atividades realizadas para a identificação de um determinado material apenas com dados de testes e analise de figuras.
Foi fornecido três corpos de prova de um único material o qual não foi informado, porém nos mesmo foram realizados tratamentos térmicos diferentes, sendo eles, normalização, tempera e tempera com revenimento.
A ideia desta atividade é através de ensaios mecânicos e do conhecimento já adquirido ao longo do curso, analisar os resultados obtidos através dos ensaios de tração, dureza e metalografia e identificar o material.
Esse material será revelado posteriormente pelo orientador, assim podemos concluir se obtivemos sucesso nessa atividade.
1. Ensaios
Para realização dessa atividade foram realizados ensaios mecânicos, sendo o ensaio de tração, dureza e metalografia, os quais os procedimentos realizados serão resumidamente detalhados.
1.1. Ensaio de Tração
O primeiro ensaio realizado durante os experimentos na aula pratica.
Esse ensaio consiste na aplicação de cargas axiais em sentidos opostos até que o corpo de prova se rompa. A máquina utilizada para a realização desse procedimento transfere os dados obtidos para o sistema, onde o mesmo interpreta e informam algumas propriedades mecânicas do material, como a força máxima aplicada durante o experimento, tensão máxima de escoamento, entre outros.
Para maior precisão é importante que os corpos de prova estejam confeccionados conforme norma MB-4 da ABNT [1] que define formatos e dimensões para cada teste, também um equipamento calibrado, sendo o utilizado para realização dos testes fabricado pela empresa EMIC.
Realizados os ensaios nos corpos de prova que por sua vez foram confeccionados com diâmetro de 14mm e tendo comprimento inicial de 70mm foram obtidos os dados conforme gráfico e tabela.
Tabela 1: Força e Tensão Máximas