artigo de aromaticos
Resumo. O presente trabalho relata experimentos realizados em laboratório sobre o teste de aromaticidade e teste para identificação de grupos funcionais por via úmida.O teste de aromaticidade o qual tem a finalidade de identificar se a substância em teste possui anel aromático ou não, para tal processo utilizamos o teste de chama e o de formol, juntamente com as substâncias naftaleno, hexano, benzeno e ácido salicílico; para grupos funcionais os testes utilizados foram o de Lucas e o de Bordwel, testes estes que ajudam a classificar os alcoóis em questão como primário, secundário e terciário; grau de oxidação e reação.
Palavras-chave: Testes, Substância, experimentos.
1.INTRODUÇÃO
Os procedimentos adotados para estes experimentos foram:
Teste do formol
Que consiste na mistura de formol, ácido sulfúrico com as amostras para saber se as mesmas possuem anel aromático. A positividade para a aromaticidade é a formação de um anel colorido na interface, conforme fig. 1.
Teste da chama
Serve para confirmação do teste de formol, que consiste em queimar o material com chama direta. Observar a liberação de fumaça escura e a formação de resíduo preto que confirma a presença de anel aromático. Como podemos ver na Fig. 2.
Teste de Lucas
Utilizado para classificar o álcool em primário, secundário ou terciário.
Teste de Bordwell
Indica a oxidação de alcoóis primários ou secundários
No caso de reação positiva, a solução passa a uma coloração que vai do verde ao azul.
2. METODOLOGIA
Para realização dos procedimentos foram utilizados tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, conta gota, espátula de metal, vidro de relógio, béquer, s; os reagentes: de Lucas, de Bordwel, hexano, benzeno, ácido salicílico, naftaleno; os solventes: diclorometano, formol, acido sulfúrico, álcool butílico, T-butílico e S-butílico.
3gts