3 fase do modernimo
CRISTÓVÃO
SÃO LUÍS 28 DE OUTUBRO DE 2014
PROFESSORA: Silvania
ALUNOS: Danielle Frazão, Áurea Maria, Neriene
Freitas, Juliane Silva, Anaclise, Helenice e Lucas
Felipe .
QUÍMICA
ALDEÍDO;
AROMATICO;
ALCOOL
.
ALDEÍDO
.
Aldeído é uma função orgânica que se caracteriza pela
presença, em sua estrutura, do grupamento H—C=O
(formila ou formilo),1 ligado a um radical alifático ou aromático.2 A fórmula bruta dos aldeídos corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos.
Álcool: H3C-OH (metanol)
Aldeído: H2C=O (formol) (Com conexão no Carbono(c))
O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Os aldeídos de maior peso molecular, que possuem de 8 a 12 átomos de carbono, são muito utilizados na indústria de cosméticos na fabricação de perfumes sintéticos.
AROMÁTICOS
. Hidrocarbonetos Aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma deslocalização destas na molécula. Existem poucos hidrocarbonetos que possuem aromaticidade além do benzeno e compostos relacionados (anéis fundidos). A aromaticidade também ocorre em outras cadeias cíclicas. O furano, por exemplo, é um composto aromático em que o anel é formado por 4 átomos de carbono e um de oxigênio. Quando apresentam um só grupamento, o nome desse precede o nome da cadeia principal (ver benzeno).
Quando apresentar mais de um grupamento a numeração deve começar por um dos carbonos ramificados e prosseguir de tal forma que os grupamentos estejam nos carbonos de menor número possível. Uma nomenclatura típica é: horto, meta e para (posições
1,2/1,3/1,4 respectivamente).
Esses compostos apresentam uma