Artigo Dayse 1
Autor: Daíse Aparecida de Souza Miranda1
Orientador: Prof. Sarah Cruz2
RESUMO:
O intuito do trabalho é deixar clara a importância do Capital Humano para o sucesso das organizações e como vantagem competitiva. O Capital Humano é considerado fonte de inovação para as organizações e torna-se necessário que adotem a Gestão Estratégica nas suas atividades administrativas para o desenvolvimento do seu potencial e competir no cenário atual e futuro. As diferentes formas de conhecimento representam recursos internos que são base para o desenvolvimento competitivo de uma organização no mercado. Tem como função gerenciar ações para gerar e dissipar o conhecimento dentro das organizações. Quando os costumes de uma organização possuem atenção especial com o seu capital humano, já está à frente em relação aos concorrentes que não possuem, sendo que tal fato é de grande relevância para a continuidade e o crescimento da organização.
Palavras-chave: Capital Humano. Vantagem Competitiva. Gestão de Pessoas. Capital Intelectual.
1 INTRODUÇÃO
O processo de globalização se torna presente no mundo atual, principalmente nos setores econômico, tecnológico e das comunicações, e tem causado diversas mudanças na gestão estratégica das empresas.
Devido às pressões recebidas pelo ambiente interno e externo, as organizações vêm se transformando. As mudanças não estão limitadas as estruturas das organizações, aos produtos e mercados, mas também aos padrões de comportamento e de cultura.
Os seres humanos são a chave do sucesso ou insucesso das organizações; dão vida aos processos. Nas organizações, devem ser vistos como real vantagem competitiva sustentável.
É preciso foco nas relações humanas; a gestão de pessoas defende através desse comando o entendimento da natureza das organizações e as possibilidades de melhoria.
Quando uma organização consegue realmente a valorização do capital humano,