ARTIGO Cognitivismo
THE COGNITIVISM IN INFORMATION SCIENCE: studying Ingwersen and the transition from mathematical model towards the cognitive perspective.
Marcia Leite Fernandes
RESUMO
O ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação a partir da leitura de Ingwersen: origem do cognitivismo; conceito de informação e suas implicações na Recuperação da Informação. A transição do modelo matemático para o cognitivo. Sugere um possível deslocamento da tradicional posição cognitiva de Brookes para a físico-positivista por uma suposta incompatibilidade com a noção de informação como atribuição singular de sentido.
Palavras-chave: Cognitivismo, Informação, Recuperação da Informação, Ciência da Informação
ABSTRACT
The cognitive viewpoint in information science by studying Ingwersen: origin of cognitivism; concept of information and its implications to Information Retrieval. The transition from mathematical model to the cognitive one. It suggests a possible displacement of Brookes’ traditional cognitive position into the physical-positivist one by supposing an incompatibility of the notion of information as a unique assignment of meaning.
Keywords: Cognitivism, Information, Information Retrieval, Information Science.
1 INTRODUÇÃO
Várias são as abordagens hoje coexistentes no campo da Ciência da Informação (CI), muitas ancoradas em conceitos e teorias apropriadas das ciências sociais e humanas. Dentre elas encontra-se o cognitivismo, que representou, nos anos 80, uma espécie de virada nas pesquisas do campo, deslocando o olhar dos documentos e da organização dos sistemas para o usuário, entendido como sujeito que, ao encontrar-se em circunstâncias onde seu próprio conhecimento lhe parece insatisfatório, busca meios para sanar esse déficit, sendo um dos locais de sua busca os Sistemas de Recuperação de Informação (SRI). A ancoragem nas teorias cognitivas remeteria à busca de respostas