Resumo Do Filme Libras
Jonas recebeu um diagnóstico tardio, o que impediu que o caso fosse tratado com as devidas técnicas e particularidades disponíveis em sua época, além de ter perdido a oportunidade de aprender por meio do uso de sinais.
Assim que os especialistas envolvidos se deram conta de que o diagnóstico havia sido um equívoco, Jonas retornou para casa com seus pais.
A família não possuía conhecimentos suficientes sobre surdez para proporcionar ao menino um ambiente ideal para sua nova realidade. Eram inúmeros obstáculos e entre o preconceito e a rejeição social, mesmo demonstrando determinação em alguns momentos, o pai de Jonas, não resistiu e acabou deixando a família e toda a responsabilidade por conta de sua esposa.
A mãe agora era a principal base de sustentação e equilíbrio da família e, apesar dos momentos de fragilidade diante das complicações, se manteve firme e foi em busca de informações até encontrar a escola e o método que auxiliaria Jonas em seu desenvolvimento.
Na busca por escolas e profissionais que pudessem trazer alívio ao caso de Jonas, a mãe conhece e o leva a um centro de terapia que utiliza como método de ensino a leitura labial, o qual se baseia unicamente em repetições. Nesse momento fica claro que não é admitido qualquer tipo de aprendizagem por meio de sinais, justificando que esse método torna o sujeito preguiçoso e o capacita a se comunicar apenas com outros surdos.
Sem ver resultados no período em que seu filho freqüentou a terapia, a mãe de Jonas, que havia presenciado pela primeira vez uma família se comunicando por meio de sinais, procurou informações com a mesma e logo foi apresentada a um grupo de pessoas com deficiência auditiva que se encontravam freqüentemente a fim de trocarem experiências e aprendizagens aprofundando o estudo dos sinais.
E foi