Artigo Científico Abuso Sexual Infantil
BEATRIZ LENZ DOS SANTOS
JULIANE NATEL CARNEIRO
MARCYANNE DE PAULA
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL
CURITIBA
2015
BEATRIZ LENZ DOS SANTOS
JULIANE NATEL CARNEIRO
MARCYANNE DE PAULA
VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL
Projeto como requisito parcial para obtenção da nota da disciplina Metodologia Científica textos acadêmicos do curso de Psicologia. Orientadora: Prof.ª Mestre Renata Adriana Garbossa.
CURITIBA
2015
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como o objetivo fazer um estudo e trazer reflexão, como o abuso sexual contra crianças e adolescentes podem influenciar no seu desenvolvimento por toda a vida.
O abuso sexual é um tema onde da qual gera polêmica. Pois é um ato propriamente dito desumano, pois traz muitas feridas, traumas e muitas das vezes ficam invisíveis aos olhos dos terapeutas, além de ser um fenômeno universal pois atinge a todas as idades, classes sociais, etnias e religião. Sendo que muitos dos pacientes que sobreviveram a violência sexual, procuram a um terapeuta sem saber as consequências do abuso sofrido, relatando um problema ou até mesmo um transtorno, procurando a solução, sendo que esta temática para o paciente é muito difícil relatar, onde acaba-se guardando isso para ele e não relatando, ficando invisível para o terapeuta descobrir.
Com estudos e pesquisas realizadas baseada em alguns autores, observa-se que são vários os transtornos e problemas causados pelo ato do abuso sexual, sendo que cada indivíduo demostra diversas reações no âmbito familiar, na qual muitas das vezes não se têm uma informação referente ao abuso sexual, passando despercebido as reações apresentadas e assim retardando ainda mais o diagnóstico e a denúncia do agressor. Sendo que com o retardamento do tratamento do indivíduo, mais consequências se terão ao longo dos anos, onde os pacientes sairão prejudicados muitas das vezes.
O objetivo do projeto de pesquisa é apresentar alguns dos traumas, transtornos