Artigo cientifico
Para que uma pesquisa científica venha a ser publicada, ela deve assumir a forma de artigo científico. O formato do artigo depende do tipo de pesquisa e das normas de publicação que são específicas para cada periódico.
A estrutura do artigo é semelhante à do relatório de pesquisa: título, autores da pesquisa
(função e local de trabalho), resumo (português, inglês e espanhol), descritores, introdução, objetivo (geralmente no último parágrafo da introdução), métodos, resultados, discussão, conclusões e referências.
Vamos escrever um artigo científico?
• Elaboração: Título: a escolha do título é o último procedimento na fase de redação da pesquisa.
Você pode fazer uma relação de títulos, e escolher entre eles o mais adequado. Deve sintetizar o aspecto essencial do estudo. Autor: escrever o nome completo, titulação, seguido do nome da instituição a que pertence, com referido endereço eletrônico. Resumo: é a sinopse do trabalho com a definição da pergunta, objetivos, método, resultados e conclusões. Deve facilitar a visão do conjunto da obra. Deve possuir entre 150 e 250 palavras. Descritores: visam à indexação do artigo e se destinam a descrever cientificamente o assunto. A definição das palavras-chave deve ser fundamentada nos vocabulários controlados da Bireme (conheça os descritores em http://decs.bvs.br) Introdução: descreve as razões da pesquisa, isto é, expõe o que levou o investigador a realizar o estudo, justificando a elaboração das perguntas “Por quê?” e “Para quê?”. Deve situar o trabalho em relação a outros já publicados no mesmo campo, em nível internacional, nacional e no universo particular do problema (estado atual), mostrando a importância da pesquisa para a comunidade científica. Deve ser descrita de forma objetiva e com referências bibliográficas, delimitando a profundidade que se pretende adotar sobre o tema. Fornece o que se pretende fazer, conduzindo o leitor aos objetivos do