Geodésia
Departamento de Engenharia Civil
Disciplina: Geodésia
Discente: Marcelo Jorge
Docentes:
Camila de Carvalho 102507
Ítalo Meireles 092356
Lissa Meireles 102532
Luiza Meireles 102534
Luky Diego 102535
Introdução O excesso de lixo gerado nas cidades é hoje um grande problema a ser solucionado. Para tentar amenizar esse problema existem os aterros sanitários, que são depósitos onde descarta-se os resíduos sólidos (lixo) gerados por indústria, escolas, residências,construções, etc. Atualmente o implantação de aterros sanitários é regulada por normas, que controlam a quantidade e tipo de lixo, e garantem a proteção ao meio ambiente.
Para a instalação de um aterro sanitário, é necessária uma avaliação das possíveis áreas que podemos usar para essa finalidade. Essa avaliação é feita a partir da metodologia baseadas em Sistemas de Informações Geográficas (SIG).
Como ferramenta para atingir o objetivo do trabalho utilizamos o ArcGis que baseado nos dados disponibilizados pelo SIEG(Sistema Estadual de Estatística e de Informações Geográficas de Goiás), nos permite criar, visualizar, consultar e editar mapas, possibilitando assim a escolha da área mais adequada para a instalação do aterro sanitário dentro de uma cidade.
Metodologia
Primeiramente temos que visualizar o mapa do estado de Goiás. Para isso, utilizando o programa ArcGis, selecionamos o comando Add Data. Será aberta uma janela, onde buscaremos a pasta com nome: Limite_Goiás. Dentro da pasta abrimos o arquivo: limite_go_df.shp.
Será aberta uma imagem representando as delimitações do estado de Goiás
Em seguida, abriremos novamente o comando Add Data, dessa vez com o objetivo de visualizar os municípios de Goiás. Abrimos a pasta: Limite_Municipios, e selecionamos o arquivo: município.shp
Será aberta uma imagem representando as delimitações de todos os