Ciclo de krebs
Aula: Ciclo do Ácido Cítrico
1) Qual a finalidade energética do ciclo do ácido cítrico?
- Oxidar o grupo acetila da acetil-CoA a 2 moléculas de CO2 em consequência gera moléculas carreadoras de elétrons que irão transferir os elétrons gerados pela oxidação da acetil-CoA para uma cadeia transportadora de elétrons. Armazenam esses elétrons pela oxidação da acetil-CoA em forma de NADH e FADH2.
- “Armazenar” a energia liberada pela oxidação o grupo acetila em moléculas carreadoras de energia (3 NADH e FADH2) para a produção de moléculas de ATP (na fosforilação oxidativa)
2) Qual o produto final da glicólise e, de que maneira ocorrerá a formação da acetil-CoA que entrará no ciclo de Krebs?
- Gera 2 moléculas de NADH, 2 piruvatos, 2 ATP’s, 2 moléculas de H2O e 4 H+.
*ac. Pantotenico ou B5= entra na estrutura da CoA.
- A conversão de piruvato em grupos acetila para entrar na estrutura da CoA é COMPLEXO PIRUVATO DESIDROGENASE (descarboxilase). Complexo formado por 3 enzimas: PIRUVATO DESIDROGENASE + cofator PIROFOSFATO TIAMINA = promove a descarboxilação do piruvato (sai CO2) e deixa uma molécula com CARBANIO (carbono com 3 ligações covalentes e 1 elétron) que vai reagir com a LIPOAMIDA, que é um cofator da enzima DIIDROLIPOIL-TRANSACETILASE cuja função é transferir o grupo acetila para CoA, formando a ACETIL-DIIDROLIPOAMIDA que recebe a CoA e forma a Acetil-CoA. Ao sair, a diidrolipolamida precisa ser restaurada em LIPOAMIDA novamente e quem faz isso é o 3
º complexo enzimático chamado DIIDROLIPOL-DESIDROGENASE que possui um sitio ativo com FAD e outros resíduos TIOL.
3) Quais as 8 enzimas que participam do ciclo e, de modo sucinto, quais reações elas catalisam? (somente especificar o substrato e o produto!).
1- Citrato sintase – função de ligar o acetil ao acetato = Oxaloacetato em citrato.
2- Aconitase – função de isomeria = Citrato em Isocitrato.
3- Isocitrato desidrogenase – função de descarboxilação