ARTIGO CIENTIFICO FILO
Carlinho da Silva Araujo
RESUMO
Este trabalho apresenta ideologias e pensamentos, de como, possivelmente a República era vista por Platão. Apresentando, igualdades e diferenças que pudessem identificar as mais variadas opiniões do homem em relação a educação e ao dia-a-dia, por diferente métodos e meios, buscando uma conclusão que concordassem entre si e de maneira prática pudessem aplicar ao povo, que possuíam acesso a mesma.
Palavras-Chave: República; Platão; Educação; Estado;
1. INTRODUÇÃO
*Geografia – Faculdade Santa Fé; 1º Período – Vespertino
Platão, Filósofo, Matemático grego, nascido em Atenas, em 428/427 a.C. Arístocles era seu verdadeiro nome. Descendente do rei Codro e de Sólon, possuía grande interesse a vida política, conhecido também por discordar dos métodos utilizados na política em seu tempo, por conta de obter uma visão diferente do mundo, começou a fazer viagens, em busca de atitudes e provas que evidenciariam que o Estado poderia ser administrado bem melhor se todos buscassem o conhecimento adequado, foi então que o mesmo fundo a Academia, escola que é conhecida até os dias de hoje, porém, já não existe. Escreveu várias obras, entre as quais destacam-se: Fedro, Teeteto, Banquete, Filebo, Protágoras, Górgias, República, a obra em questão. Pelo conjunto de sua obra e seu legado, situa-se entre os maiores pensadores de todos os tempos.
A obra é constituída por X livros, mas no artigo em questão apresentaremos os pontos de vista sobre os livros I, III, VII e X:
Livros
Os livros da República, colocados no trabalho e seus objetivos
I
A Busca de um conceito para Justiça
III
O funcionamento adequado para uma cidade-estado
VII
A alegoria da caverna. O Bem.
X
A imortalidade da alma
“A república de Platão: uma alternativa para a organização social grega em IV,a.C.” _______________________________
1 Citação disponível em: