Artigo Charge
O Presente artigo tem como objetivo apresentar o surgimento e as características do gênero textual “charge”, e também como utilizar este rico recurso em sala de aula.
A charge é um tipo de ilustração que tem por finalidade satirizar por meio de uma caricatura algum acontecimento da atualidade. O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). É um cartum que satiriza um certo fato, como idéia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público. São publicadas normalmente em jornais, revistas, livros, etc. Com o advento da internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges.
São criadas por um cartunista que expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira, utiliza o humor para argumentar e persuadir o grupo no qual ela está inserida. Podem apresentar texto verbal e não verbal, é um gênero textual que tem a função social de fazer uma crítica a assuntos cotidianos diversos, como: política, futebol, cultura, economia etc.
Para produzir os efeitos cômicos a que se propõem as charges utilizam diversas estratégias de discurso:
Linguagem visual
O elemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargista pretende passar. É claro que, na maioria das vezes, às imagens se alia a linguagem verbal para enriquecer o discurso elaborado.
O exagero
Grande parte das charges trabalham com a questão do exagero. Exagerando, o chargista consegue dar ênfase maior ao que está tentando dizer ao evidenciar aspectos marcantes do que a obra se propões a retratar. São distorções que distanciam o desenho da realidade, mas aproximam-no da verdade. Ao mesmo tempo, os exageros são responsáveis por enaltecer o caráter cômico das charges e provocar o riso dos