Atomo
Definição de Átomo
Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo.
Conceito de Moléculas
Uma molécula é a partícula mais pequena que apresenta todas as propriedades físicas e químicas de uma substância. As moléculas são formadas por dois ou mais átomos. Os átomos que constituem as moléculas podem ser do mesmo tipo (por exemplo, a molécula de oxigénio tem dois átomos de oxigénio) ou de tipo diferente (a molécula de água, por sua vez, tem dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio).
As moléculas encontram-se em constante movimento, fenómeno que se conhece como vibrações moleculares (que podem ser de tensão ou de flexão). Os seus átomos mantêm-se unidos pelo facto de partilharem ou trocarem electrões.
Convém destacar que as moléculas podem ser neutras ou apresentar carga eléctrica. Neste último caso, dá-se-lhes o nome de ião-molécula ou ião poliatómico.
A química orgânica é um ramo da química que se ocupa de analisar as moléculas que contenham carbono e que formam ligações covalentes carbono-carbono ou carbono-hidrogénio, que também se denominam compostos orgânicos.
Substancias
Uma substância é formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas.
Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição