Artigo automação
MODIFICANDO A VIDA DAS PESSOAS
CASSIANO ALAN CANOSSA(
Guilherme Bitencourt de Oliveira((
Resumo: O foco será discutido na visão geral da sociedade de que a automação tira o emprego das pessoas, num meio industrial, substituindo completamente as pessoas como mão-de-obra, esta visão que não e partilhada pelos autores. Vê-se que o assunto é bem mais complexo do que parece, envolve não apenas o trabalhador, mas também a população como um todo, por meio de formas de educação profissional e também de administração nas próprias empresas. O próprio foco da administração deixa de ser desenvolvimento empresarial e passa a ser um desenvolvimento do homem.
Palavras-chave: Automação. Sociedade. Trabalhador.
introdução
Os avanços na área tecnológica acontecem muito rapidamente – e uma evolução natural do homem, não apenas em tecnologia. Mas de que forma a automação entra no trabalho pra modificar a vida das pessoas? Ou seja – de que forma os avanços tecnológicos modificam a vida das pessoas?
1 DE ONDE SURGIU?
Percebe-se que essa visão amaldiçoada da automação surgiu na primeira Revolução Industrial (séc. XVIII), quando introduziram maquinas a vapor nas linhas de produção. A segunda revolução industrial introduziu a eletricidade nas empresas e há quem diga que estamos passando por uma terceira revolução industrial, com surgimento de Internet e sistemas eletrônicos. A própria automação demorou pra ser vista pelas pessoas comuns, não trabalhadores, já que fazia parte da vida dos operadores de indústrias. Toda mudança causa estranheza e requer adaptação, nesse caso, requer um preparo que os trabalhadores não precisavam ate então, um investimento maior em educação para prepará-lo. O mercado antes da produção industrial era regido por trabalhos manuais, onde não era requerido nenhum pré-preparo antes de começar a trabalhar, diferente de um operador de maquina. Isso causa rejeição em relação às maquinas, achando que elas vieram