Placenta
A placenta é o órgão-elo entre mãe e filho, pois proporciona ao indivíduo em desenvolvimento a garantia de suas necessidades básicas: respiração, nutrição e eliminação de seus catabólitos.
A placenta humana é formada por uma parte fetal (originada do córion – córion viloso) e de uma parte materna (decídua – decídua basal).
Placenta Decidual e Placa Coriônica
A placenta humana é formada por uma parte fetal( originada do córion-córion viliso) e de uma parte materna (decídua-decídua basal).
Decídua
A decídua (do latim, deciduus;queda) corresponde à camada funcional do endométrio gravidício,que será eliminado por ocasião do parto.Três regiões da decídua recebem nomes de acordo com sua relação com o local da implantação:
- Decídua basal: é a parte da decídua situada mais distante do concepto, que forma o componente materno da placenta.
- Decídua capsular: é a parte superficial da decídua que recobre o concepto.
- Decídua parietal: é constituída por todas as partes restantes da decídua.
Córion Viloso
Componente fetal da placenta. As vilosidades-tronco, que surgem deste,se projetam para dentro do espaço interviloso contendo sangue materno.
Formação da placenta
Por ocasião da implantação,o endométrio é invadido pela ação erosiva do sinciciotrofoblasto.Ele digere o epitélio endometrial, tecido conjuntivo subjacente e, finalmente,sua ação atinge os vasos sanguíneos e as glândulas endometriais.Todo o blastocisto fica incluído dentro do endométrio,enquanto o epitélio endometrial se refaz sobre a zona invadida e fecha o local de entrada.Trata-se de uma implantação intesticial.
As células do estroma endometrial sofrem a chamada reação decidual,tornando-se grandes,pálidas e com grande quantidade de glicogênio e