Artigo - as teorias da administração clássicas
Por Valsiro Pedro
Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-teorias-da-administracao-classica/27202/
O objetivo deste artigo é apresentar um panorama das teorias da administração que se desenvolveram no século XX, dando ênfase à teoria clássica da administração, ou escola clássica. Não apresentarei técnicas específicas nesta abordagem, mas a história das idéias e dos eventos que determinaram o surgimento das técnicas, comparando-as ao final com as técnicas atuais.
As grandes organizações que surgiram desde os primórdios dos tempos, como o Império Romano, a Igreja Católica e os exércitos, tinham tanta necessidade de administração como hoje tem o governo federal, a ONU, as universidades onde nos formamos e as prefeituras, enfim, toda e qualquer instituição pública ou privada. Por causa dessa necessidade, a muito tempo os gerentes e outros tipos de profissionais vem desenvolvendo teorias que são técnicas e conhecimentos, para que sirvam em suas tarefas de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.
As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas. No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava focada na produção eficiente de bens, para atender um mercado sempre crescente, aparentemente inesgotável. A tônica era fazer sempre mais de maneira eficiente. No final do mesmo século as teorias são influenciadas por circunstancias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da administração deslocou-se para a competitividade, retrato este que vemos hoje no mercado global.
A administração começou a nascer como um corpo independente de conhecimentos na Europa do Século XVIII, durante a Revolução Industrial. Naquela época as primeiras