artigo antropologia
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
Cultura, um conceito antropológico.
Belém – Pará
2012
Cultura, um conceito antropológico.
Trabalho acadêmico apresentado á disciplina Antropologia da Universidade da Amazônia, sendo orientado pela Mestre Jorge Luiz.
Belém – Pará
2012
1- Determinismo biológico
De acordo com o autor, a ideia de que as aptidões humanas eram atribuídas por raças ou grupos humanos definidas geneticamente já existia a muito tempo. Porém, na época presente os antropólogos estão completamente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das classes culturais.
Em 1950, após o terror nazista, antropólogos, físicos, geneticistas, biólogos, entre outros conhecedores junto com a UNESCO compuseram uma declaração sobre o assunto, destacando-se as seguintes afirmações: Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são sua capacidade de aprender e a sua plasticidade. Além disso, as pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos. Para o autor, há dois fatores que diferenciam a espécie humana, sendo eles o Dimorfismo Sexual - no qual a única diferença que temos é uma diferença anatômica em contraposição à ideia de que essa diferença se dá pelo aparelho reprodutor - , bem como a Endoculturação, que consiste em uma cultura criada dentro da sociedade, onde a diferenciação entre menino e menina se dá não pelos hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.
2º Determinismo geográfico
Neste tópico o autor discorre acerca do determinismo geográfico, argumentando que este considera as diferenças no ambiente físico como fatores condicionantes à diversidade cultural.
O autor recorre a alguns antropólogos da segunda década do século XX como Boas, Wissler e