Logística integrada
Globalização significa, entre outras coisas, comprar e vender em diversos locais ao redor do mundo. As implicações deste fenômeno para a logística são varias e importantes. Aumentam o numero de cliente e os pontos de vendas, crescem o numero de fornecedores e os locais de fornecimento, aumentam as distâncias a serem percorridas e a complexidade operacional, envolvendo legislação, cultura e modais de transporte. Tudo isto se reflete em maiores custos e aumento da complexidade logística.
A globalização vem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não mais como uma simples atividade operacional, um centro de custos, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta gerencial, fonte potencial de vantagem competitiva
A exploração da logística como uma ferramenta é o resultado da combinação de sua crescente complexidade, com a utilização intensiva de novas tecnologias, na base destas novas tecnologias está a revolução da tecnologia da informação TI, que vem marcando o cenário mundial nas ultimas décadas. As principais aplicações de TI para operação e gestão logística são classificadas em dois grandes grupos, hardware e software.
“A cadeia de distribuição tem a mesma base conceitual da cadeia de logística integrada, o supply chain. Envolve todos os integrantes da cadeia por meio de processos interligados e compartilhados” Ching (199, p.81)
O mercadinho Mourão sendo uma microempresa naturalmente não se preocupa com as grandes praticas logística, pra mudar esse quadro e contribuir com crescimento da organização foi sugerido à implementação de um ECR (efficient consumer response ou resposta eficiente ao