Artigo Administração Condominial
Adriel Borges – email – instituição de ensino
Caio Frajano – email – instituição de ensino
Lucas Groselha – email – instituição de ensino
Área temática: Análise de Dados
Resumo
Este trabalho apresenta estudos realizados a respeito de administração condominial em Uberlândia. Foi notado relevante a realização do artigo devido ao grande crescimento populacional da cidade na ultima década, levando ao aumento exponencial do número de condomínios. Feito com o intuito de entender os motivos que levam aos condôminos a optarem pela contratação de empresas terceirizadas para administrarem suas moradias, relatando também as dificuldades antes e o nível de satisfação após a experiência. A técnica de pesquisa foi dada por meio de questionários para questões abertas respondidos pelo público alvo do projeto, sendo assim caracterizada um método qualitativo, foram perguntados sobre as dificuldades antes da contratação e se estão contente dessa maneira. Através dos questionários foi realizado um relatório por meio do software NVIVO, recomendado pela orientadora. Foi ainda, gerada uma análise completa da pesquisa pelos integrantes do projeto. E por fim foi gerada uma conclusão a respeito do assunto estudado.
Palavras-chave: administração condominial; condomínios; empresas terceiradas.
Introdução No Brasil é antiga existência de prédios em andares com mais de um proprietário. O rápido crescimento populacional urbano de quase 23 milhões de pessoas, além do êxodo rural de 2 milhões de pessoas entre 2000 e 2010, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem trazendo inúmeras consequências, entre elas a rápida expansão da verticalização das residências.
Neste cenário surgiu regras e questões relacionadas a esse modo de vida e a relação entre vizinhos, assim como fez surgir a necessidade de serviços até então