Artigo acessibilidade em ihc
Willian Antônio Faria da Silva, Fernando Sales Ferreira.
Licenciatura em Computação – Universidade Estadual do Matogrosso do Sul (UEMS)
Caixa Postal 351 – 79.750-000 – Nova Andradina – MS – Brasil
{william_8716@hotmail.com, fernandobrabat@hotmail.com}
Abstract. This article "Usability, accessibility and intelligibility applied on interfaces for the illiterate, the elderly and people with disabilities," aims to show what are the challenges involved in the development of interfaces that include social and digitally excluded people in Brazil. Recalling that nowadays is increasingly difficult for people who are not inserted in the digital world.
Keywords: Usability, accessibility and intelligibility.
Resumo. Este artigo “Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibilidade aplicadas em interfaces para analfabetos, idosos e pessoas com deficiência”, tem como objetivo mostrar quais são os desafios que envolvem o desenvolvimento de interfaces que incluam pessoas socialmente e digitalmente excluídas no Brasil. Lembrando que nos dias atuais esta cada vez mais difícil para pessoas que não estão inseridas no mundo digital.
Palavras-chave: Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibilidade.
1. Introdução
O presente artigo busca apontar algumas soluções para interfaces, cujo objetivo é facilitar a inclusão digital dos analfabetos, idosos e pessoas com deficiência, sendo esse um grande desafio para as pesquisas em computação no Brasil, pois temos que contar com profissionais da área da computação e da área da educação trabalhando juntos para proporcionar soluções inclusivas mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
No Brasil cerca da metade da população não possui estudo suficiente para uma utilização autônoma da grande parte dos conteúdos e também para utilização das interfaces