fundamentos 6
Olá! Seja bem-vindo à sexta e última aula de Fundamentos de Sistemas de Informação.
Nela iremos vislumbrar alguns aspectos tecnológicos e novos horizontes que influenciam diretamente nossos sistemas de informação.
Dentre os temas que iremos abordar encontram-se Business Intelligence, Gestão de Documento,
Gestão do Conhecimento, Interação Humano-Computador e TI Verde. Todos eles, em vários níveis diferenciados, se interconectam com a área de hardware e software.
Contextualizando
Qual a importância de Business Intelligence, gestão de documento, gestão do conhecimento, IHC e TI verde para área de sistemas?
Apesar de serem áreas diversificadas, elas são as maiores tendências em pesquisas e implementações nas organizações. E hoje você saberá o porquê.
Sistemas de Business Intelligence estão entre os principais investimentos nos orçamentos dos gestores de informações e CIOS, e uma de suas principais características é a facilidade de uso.
Dentre os principais componentes de um BI encontra-se o datawarehouse.
Um datawarehouse (DW) é o armazém de dados alimentados com os dados transacionais oriundos dos diversos bancos de dados da empresa, inclusive dos sistemas de ERP.
Sua principal característica é a não-volatilidade, ou seja, ele não altera o seu conteúdo com grande periodicidade. Os dados transacionais são alimentados no datawarehouse de forma indexada através de metadados. A figura a seguir representa a hierarquia de um datawarehouse com seus datamarts. Um datamart pode ser considerado um datawarehouse departamental, ou seja, em cada um deles são armazenados os dados de um departamento da empresa. Esses dados são pesquisados ou “minerados” por meio de ferramentas OLAP e datamining.
Na arquitetura de tecnologias para um datawarehouse encontramos o datamining (mineração de dados), que é um processo de extração de informações desconhecidas de um datawarehouse ou de um
datamart.
A função dessa mineração é literalmente “descobrir” novos fatos (dentro